domingo, 29 de abril de 2012

SINUS 2012

O Grupo Caras - Teatro Multifácico teve a honra de apresentar quatro esquetes na cerimônia de abertura da SINUS 2012 - Simulação das Nações Unidas para Secundaristas. O evento acontece de 27 de Abril a 1º de Maio e conta com a presença de cerca de 1000 estudantes de ensino médio vindos de todas as partes do Brasil.
O tema da cerimônia de abertura foi o Oscar, e foi realizada no Teatro Pedro Calmon (localizado no Quartel General do Exército). As cenas apresentadas pelo grupo contextualizaram temas da SINUS: como o esforço de estudar na preparação para os debates; o cuidado com a postura e a roupa social; a energia e o entusiasmo durante os debates não moderados; e o exagero de alguns delegados durante as discussões. Essas situações foram relacionadas com os filmes: Rocky Balboa, Cantando na Chuva, O Senhor dos Anéis, 007, Titanic, e Batman - O Cavaleiro das Trevas.



Estudo/Treino - Rocky Balboa

Debate Não-Moderado - O Senhor dos Anéis

Delegado Descontrolado - 007, Titanic, e Batman

Cena de Introdução a "Cantando na Chuva"

Cena do Debate Não-Moderado - O Senhor do Anéis

Todos ficaram muito satisfeitos com o resultado


Direção: Camila Ellen
Atores: Camila Ellen, Eldo Raposo, Elmo Ferrér, Gustavo Jorge, Ingrid Lopes e Rodrigo Mariani
Sonoplastia: Arthur Matos (Agradecimentos a Ceiça Mariani)
Fotografia: Láidison Peixoto

sábado, 21 de abril de 2012

III Marcha Contra a Corrupção - Performance A'CORDA

Para começar o ano de 2012, O Grupo Caras - Teatro Multifácico elaborou uma nova performance, para ser apresentada exclusivamente na III Marcha Contra a Corrupção, que se chama A'CORDA.
O grupo acredita que o teatro é uma linguagem poderosa de manifestação e de mobilização social, e esforça-se para fazer a diferença com muita criatividade e empenho.
A partir de uma construção colaborativa entre todos os atores do grupo, com a direção de Arthur Matos, a performance foi elaborada para criticar a atividade política de deputados corruptos, que se prendem a seus currais eleitorais, para conseguir voto sempre, e se manter no poder. Para isso, os políticos acabam por não representar adequadamente o seu eleitorado, pois submetem-se às ordens do poder Executivo para a aprovação do seu orçamento. Com o orçamento aprovado, eles roubam um pouco para si, e constroem alguma coisa para agradar o povo de sua região... Que continuará votando nele.
A corda no pescoço remete ao período de voto de cabresto, em que o povo não podia exercer plenamente o seu direito de voto. E mesmo hoje, muitos não se preocupam em quem votar, ajudando políticos corruptos a se manterem no poder.
ACORDA, POVO!!! Política é importante. Escolha bem o seu candidato, e observe o que ele faz!
ACORDA, POLÍTICO!!! Você representa uma parcela da população, e deve trabalhar para ela, e não se servir dela!



Preparação de Figurino e Maquiagem

 Início pela Rodoviária

 Apresentação no local de concentração do povo

Interação com outras performances artísticas

 Explicação para a imprensa

Finalização em frente ao Congresso Nacional

Direção: Arthur Matos
Personagens:
Político: Rodrigo Mariani
Professora: Ingrid Lopes
Idoso: Eldo Raposo
Peão: Arthur Matos
Estudante: Letícia Lins